O exame de pressão ocular, que também é conhecido como Curva de Pressão ocular, é um exame médico que mede a pressão intraocular do paciente. Uma alta pressão está ligada ao Glaucoma, uma doença que é considerada a segunda maior causa de perda de visão no mundo.

Diferente de outras disfunções oculares, como a alta miopia, uma pressão alta nos olhos não possui sintomas imediatos, sendo esses demonstrados muitas vezes só quando algum outro problema decorrente desta anomalia se manifesta. Por isso, este exame é uma arma importante na prevenção contra a perda de visão.

Como o exame de pressão ocular pode ajudar a prevenir a perda de visão

A pressão intraocular é a forma como a medicina mede a taxa de produção e eliminação de humor aquoso, um líquido encontrado no interior dos nossos olhos. A produção e eliminação deste líquido devem estar em equilíbrio uma com a outra, do contrário ocorre um acúmulo do humor aquoso dentro do olho. Este acúmulo é o que ocasiona a pressão intraocular alta.

O exame de pressão ocular é geralmente feito com a ajuda de um instrumento chamado tonômetro. O aparelho sopra ar no olho do paciente e analisa os efeitos para realizar a medição. É um procedimento simples e indolor, mas deve ser realizado de 2 a 3 vezes no mesmo dia, em horários diferentes.

A pressão intraocular alta pode levar ao desenvolvimento do glaucoma, que por sua vez pode causar a perda de visão. A pressão alta dos olhos também pode ser sinal de outras condições, como diabetes, hipertensão arterial, anemia falciforme, alta miopia, trauma ocular, sangramento, tumor ocular, obstrução dos dutos de drenagem do olho e inflamações.

Dada esta relação entre a pressão intraocular e inúmeras disfunções do olho, a realização periódica do exame é uma ótima maneira de cuidar da saúde da sua visão.

A importância da pressão intraocular para pessoas com implantes

A medição da pressão dos olhos é especialmente importante para pacientes que passaram por procedimentos de implantes intraoculares.

Para pacientes que realizaram a cirurgia de catarata, sabe-se que uma das possíveis complicações causadas pela mesma é o aumento da pressão intraocular. Por isso é importante a realização do exame de pressão nos olhos para o acompanhamento pós-cirúrgico.

O mesmo se aplica para aqueles que realizaram implantes para a correção de alta miopia, pois esta também é uma possível complicação do procedimento. As Lentes EVO Visian ICL são desenvolvidas de maneira que minimiza o risco desta complicação ocorrer, mas ainda assim é recomendado o monitoramento da pressão intraocular após o procedimento.

Em ambos os casos, o aumento da pressão dentro do olho pode levar à perda de visão caso não seja tratado propriamente. Por isso, vale reforçar a importância dos exames e do acompanhamento médico. 

Converse com o seu oftalmologista sobre os exames de pressão intraocular

Ter exames médicos em dia é uma boa prática para a saúde geral do corpo, e para os olhos não é diferente. Infelizmente, muitas pessoas não realizam este exame tão importante, por falta de conhecimento ou pela ausência inicial de sintomas da condição.

Este exame simples pode te salvar de doenças como o glaucoma, e prevenir a perda de visão, por isso não deixe de conversar sobre o seu médico oftalmologista sobre ele.

É possível evitar a progressão do Ceratocone?