Realizar a cirurgia para corrigir miopia pode ser um verdadeiro sonho para quem é alto míope. Com um procedimento simples e rápido é possível abandonar de forma permanente o uso de óculos de grau, lentes de contato e, com isso, melhorar a qualidade de vida. Mas, para poder realizar a operação é necessário atingir a uma série de pré-requisitos como o grau de miopia para cirurgia e a estabilização do grau. 

Dúvidas sobre essas questões são naturais, afinal, por que é necessário esperar até a estabilização de grau para realizar uma cirurgia, se ela poderá trazer tantos benefícios para o seu bem estar? Confira um guia completo sobre o assunto.

A partir de quantos graus eu sou considerado alto míope?

A miopia é uma doença incômoda, por demandar uma série de cuidados na rotina, como troca de lentes e consultas rotineiras ao oftalmologista. Mas antes de se perguntar se você atingiu um grau de miopia para cirurgia, é ideal entender também como saber se você chegou ao nível de alto míope. 

A miopia possui três categorias: baixa, que fica entre 0 e 3, moderada que é entre 3 e 6 e alta, que é a partir de 6 graus. 

Com quantos graus eu posso fazer a cirurgia para corrigir miopia?

Será que você já atingiu o grau de miopia para cirurgia? Essa resposta, na realidade, é algo pessoal e que vai depender de suas necessidades. A EVO  Visian ICL, por exemplo, é a nova aposta no Brasil para corrigir miopia, consistindo em uma lente intraocular, ela pode ser realizada em pacientes que tenham grau entre -6,0 e -18, com ou sem astigmatismo .

Ela possui 20 anos de mercado, tendo mais de 1 milhão de lentes implantadas ao redor do mundo. Ideal para pacientes que possuam cristalino, ou seja, estejam em uma média de faixa etária entre 21 e 60 anos.

A lente intraocular Evo Visian ICL tem taxa de satisfação de 99,4% por suas diversas vantagens. Entre elas, a alta definição da visão que possui alto contraste, nitidez, material biocompatível e proteção UV. 

Outra vantagem é o fato dessa cirurgia ser reversível, ou seja, o implante pode ser retirado caso seja necessário realizar outro procedimento na visão ou, no futuro, a tecnologia de correção traga inovações e a pessoa deseje se beneficiar.

Por que é necessário esperar até o grau se estabilizar?

Para compreender a necessidade de estabilização do grau para a realização da cirurgia para corrigir miopia é preciso saber também como esta enfermidade se forma. De forma simples, podemos dizer que o globo ocular do míope é mais longo, assim o foco da visão não acontece no ponto certo, a parte do olho que faz a formação de imagens. 

Antes da estabilização do grau esse alongamento continua acontecendo, ou seja, toda a sua visão continua em transformação. O resultado disso? Caso a sua cirurgia para corrigir a miopia seja realizada, você voltará a desenvolver grau e, provavelmente, terá que fazer um novo procedimento.

O ideal é que o grau esteja estabilizado há pelo menos 6 meses antes do procedimento, o que acontece normalmente no início da idade adulta, por volta dos 21 anos.

Se você acredita que já possui um grau de miopia para cirurgia e deseja realizar o procedimento para correção, procure um médico oftalmologista para te acompanhar e confirmar se sua visão está estabilizada. 

Na consulta, aproveite para tirar uma série de dúvidas que poderão te indicar se a EVO Visian ICL é a opção ideal para o seu caso. Confira nosso manual de perguntas para o especialista em: 5 questões que todo alto míope deve fazer ao seu médico.