
“Eu tinha quase -13 graus nos dois olhos antes do ICL. Hoje, vejo em alta definição 20/15. É incrível! Nem sempre foi assim. Valeu muito a pena, eu era tão cego antes, é como redescobrir o mundo”. J. L. Newtiz
A cirurgia para correção de erro
refracional com implante de lentes
intraoculares, é a última e mais
avançada técnica de correção da
miopia no mundo. O procedimento se
caracteriza pela inserção de uma
lente feita de material biocompatível
(como o Collamer®) entre a íris e o
cristalino do olho.
Diferente de procedimento com laser, o implante de lentes Biocompatíveis de Collamer®, por exemplo, não provoca a síndrome do olho seco, não remove tecido corneano e pode ser removido caso o paciente opte por outros procedimentos no futuro.
Curiosidade: Você sabia que a córnea humana corresponde a 80% da visão? Por isso é tão importante preservar seus tecidos e estrutura. Com as lentes ICL você não remove os tecidos da córnea, preservando o principal componente ótico do olho. Além disso, a córnea tem sua curvatura perfeita para proporcionar qualidade de visão. Cuide da sua córnea!É uma cirurgia muito segura com excelentes resultados refrativos para combater graus elevados de miopia.
Compatível e removível, as lentes de Collamer® oferecem proteção UV para os olhos. Assim o paciente com ICL terá maior proteção do cristalino, adiando a troca do componente com a cirurgia de catarata.
Indicado para
pacientes
entre 21 e 60 anos.
Depois de aplicada, a lente fica invisível (inserida entre a iris e o cristalino) e só pode ser observada emexames clínicos.
O procedimento
dura 30 minutos
ou menos.
Pós-operatório: o paciente pode retornar às atividades normais rapidamente.
“Eu tinha quase -13 graus nos dois olhos antes do ICL. Hoje, vejo em alta definição 20/15. É incrível! Nem sempre foi assim. Valeu muito a pena, eu era tão cego antes, é como redescobrir o mundo”. J. L. Newtiz
Eu era uma mulher de 25 anos com prescrição de -10,5. O procedimento Visian ICL mudou a minha vida. Seis anos depois, não tenho problemas e nem penso nos meus olhos/visão. Eu recomendaria mil vezes! A. Silva
O tratamento mais comum para miopia é o uso de óculos com grau
corretivo. Diferente de outros tratamentos, os “óculos de grau” tem um
diferencial entre todos as outras opções: eles podem ser
recomendados para pacientes de qualquer idade.
Por outro lado, a dependência dos óculos para realizar tarefas simples (ler um placa na rua) ou específicas (ex.: esportes aquáticos) acaba sendo um empecilho para muitas pessoas que acabam procurando outros tratamentos.
Para quem tem miopia as lentes de contato são uma opção que dispensa o uso dos óculos no dia a dia. Elas são especialmente recomendadas para pessoas que apresentam graus de refração elevados. Existem basicamente dois tipos de lentes de contato:
Para pacientes com miopia, as lentes rígidas costumam ser feitas de poliometilmetacrilato, fluorcarbono ou gás permeável. Elas têm o ciclo de vida longo (até 1 ano), são menos confortáveis do que as lentes gelatinosas e apresentam mais dificuldade de adaptação do usuário.
São feitas com hidrogel ou silicone-hidrogel. Elas têm a estrutura maleável e hidratada, o que as torna uma opção mais confortável e de fácil adaptação do usuário. Tem o ciclo de vida curto (entre um mês e um dia).
A cirurgia refrativa corneana a laser, corrige a miopia através do remodelamento da córnea para ajustar o foco em cada olho.
Operando um feixe de laser, o médico modela a córnea, deixando-a mais plana. Assim, a imagem se forma exatamente sobre a retina, o que não acontece no olho míope.
É a técnica mais conhecida de cirurgia laser no mundo. Durante o procedimento uma lâmina (ou laser) faz um FLAP (corte que cria uma “tampa” com a córnea). Depois, o laser modela a camada exposta da córnea. No fim o médico, coloca o flap de volta à sua posição natural.
A técnica Smile é a menos invasiva entre a prática de cirurgia à laser para miopia. Um laser recorta uma camada da córnea e, em seguida retira por uma microincisão. Sem FLAP, nem desepitelização.
O médico remove o epitélio (parte superior da córnea) e, em seguida, com o laser, ele altera a forma da córnea. Após o procedimento, uma lente de contato é colocada no olho para proteção da Córnea que será reestabelecida naturalmente ao longo das semanas seguintes.
O tempo de recuperação varia de acordo com a técnica utilizada. A visão fica turva por até 18h depois do procedimento. Em alguns casos, acontece a restrição de atividades físicas esportivas por um mês. É comum a manifestação da síndrome de olhos secos por até 6 meses.