Ceratocone é uma disfunção visual que atinge a córnea, e pode acarretar diversos outros problemas secundários, como graus de miopia e astigmatismo.

O ceratocone é uma doença crônica que pode durar anos ou a vida inteira, porém existem métodos de tratamentos e procedimentos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente drasticamente. Neste artigo iremos discutir alguns destes métodos.

Ceratocone: O que é, quais os sintomas e o que causa?

O ceratocone é uma doença que faz com que a córnea se curve para frente, ganhando um formato mais semelhante ao de um cone, ao invés do formato de domo que ela naturalmente tem.

Os sintomas mais comuns são: visão desfocada, sensibilidade à luz; dificuldade para enxergar à noite; visão duplicada e dificuldade para realizar tarefas como ler, escrever, dirigir e usar telas. O curvamento da córnea também pode causar ou agravar a miopia e o estigmatismo.

O mais comum é que a condição se manifeste durante a adolescência. A doença progride com o tempo, causando agravamento dos sintomas, mas costuma se estabilizar por volta dos 35 anos de idade.

Embora a ciência ainda desconheça quais são as causas exatas do ceratocone, sabe-se que existe uma série de fatores que podem ocasionar o surgimento ou o agravamento da doença. Fatores genéticos (casos de ceratocone na família) são uma grande influência. Portadores da Síndrome de Down ou da Síndrome de Ehlers-Danlos também têm uma chance maior de desenvolver a doença.

Um fator comportamental que também parece ser um grande contribuidor para o ceratocone é o hábito de coçar os olhos com muita frequência. Isso porque este hábito pode causar lesões repetidas nos olhos, o que, com o tempo, rompe as fibras que garantem a estabilidade da córnea.

Como evitar a progressão do Ceratocone?

Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos muito eficazes que podem melhorar drasticamente a qualidade de vida da pessoa afetada.

Primeiramente, é recomendado que a pessoa evite coçar ou esfregar os olhos frequentemente. Como dito acima, este comportamento pode agravar os sintomas da doença. Por isso é importante também tratar com rapidez condições que causem a necessidade de coçar os olhos, como alergias, infecções e irritações.

Um oftalmologista pode prescrever óculos ou lentes de contato para corrigir os problemas de visão ocasionados pela doença. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia de transplante de córnea.

Um outro procedimento que demonstrou eficácia em corrigir os sintomas do ceratocone é o implante de lentes intraoculares como a Visian ICL.

Não deixe de consultar um médico

Graus de miopia e astigmatismo podem ser causados pelo ceratocone, por isso é sempre importante visitar um médico oftalmologista caso você apresente sintomas que afetem a sua visão. Um especialista poderá descartar esta e outras doenças, e providenciar orientações sobre qual o tratamento mais apropriado para o seu quadro.

Além disso, para impedir que a doença avance muito, um diagnóstico precoce é de extrema importância.

Se você já foi diagnosticado ou suspeita ter a doença, visite um médico o mais cedo possível.

É possível evitar a progressão do Ceratocone?