A catarata costuma aparecer em pessoas maiores de 60 anos. Quase um terço dos brasileiros que passaram dessa idade sofrem com catarata, segundo o IBGE. Com o aumento da expectativa de vida, o número de pessoas com mais de 60 anos diagnosticadas com a doença em diferentes níveis, é crescente. Felizmente, hoje existem muitas opções para curar a catarata e resolver outros problemas da visão. Se você se encaixa nessas estatísticas e chegou até aqui em busca de mais informações sobre quais lentes para catarata são ideais para você, vamos te ajudar 

O que é a catarata? 

A principal característica da catarata é a perda da transparência do cristalino do olho, que é a nossa “lente” natural. O mais comum é que a doença evolua lenta e naturalmente, geralmente desenvolvendo presbiopia (a popular vista cansada) antes do surgimento de catarata.  

 Isso acontece devido ao envelhecimento natural do cristalino, responsável pelo foco da imagem que enxergamos.  

Alguns sintomas de catarata são:  

Tratamento da catarata 

Segundo a OMS, a catarata é uma das maiores causas de cegueira no mundo. No entanto, seu tratamento é simples e hoje com as técnicas disponíveis, é possível reverter 100% do quadro. Contudo, como o tratamento implica cirurgia, o tipo de lente para catarata deve ser decidido pelo oftalmologista responsável.   

Tipos de lentes para catarata 

Lentes intraoculares monofocais: São aquelas que eliminam a hipermetropia e a miopia. Por melhorarem o foco apenas para longe, ou seja, apenas um foco, não é indicada para astigmatismo. 

Lentes intraoculares monofocais asféricas: Lente desenhada para diminuir distorções no campo de visão, miopia e hipermetropia. Têm alta tecnologia envolvida para corrigir distorções graves. No entanto, também possui apenas um foco.  

Lentes intraoculares tóricas: Geralmente utilizadas para pacientes que possuem astigmatismo e eliminam também a hipermetropia e miopia. Devido à sua curvatura, podem corrigir altos graus de astigmatismo. Como também é monofocal, pode ser necessário uso de óculos para perto. 

Lentes intraoculares trifocais tóricas: Lentes que eliminam a hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia, fazendo com que o paciente não utilize mais óculos para nenhuma distância. Como o nome diz, tem foco para perto, médias distâncias e longe. 

Lentes intraoculares de foco estendido: Lentes que são monofocais, porém, eliminam hipermetropia e miopia, conseguindo gerar uma visão excelente para meia distância, como por exemplo, para pessoas que utilizam muito o computador. 

Conheça a TRIVA, nova geração de lentes para catarata 

A revolução visual que representa a TRIVA está no fato de que esta combina as ações de uma lente trifocal com os recursos de uma lente de foco estendido e até mesmo as vantagens de uma lente monofocal asférica. Isso significa que a lente trabalha com acuidade visual contínua em todas as distâncias, com melhor ajuste para longas distâncias, ou seja, se adapta a qualquer distância (longe, perto ou intermediária), com excelência para longe.  

A Triva corrige o grau do paciente, independente se é miopia ou astigmatismo. A LIO trifocal TRIVA também tem um alto nível de correção para a presbiopia relacionada a catarata.  

Um de seus atributos é ser otimizada para ambientes digitais. Com platô focal estendido de 36 cm até uma distância de 80 cm, torna a experiência de telas mais confortável. 

A tecnologia da lente para catarata trifocal TRIVA, está associada a menos efeitos luminosos, como halo, glare, anéis difrativos, com alta tolerância a efeitos adversos, como a descentralização.  

Consulte por médicos credenciados no site oficial.