Muito se fala no avanço da miopia em crianças e mesmo alguns oftalmologistas já começam a prever uma “epidemia de miopia” para as próximas décadas. Considerando que a miopia costuma se estabilizar entre os 18 e os 25 anos, nossa preocupação maior é sempre com a miopia em crianças e a possível perda da visão. Contudo, devemos também ter atenção ao aumento da miopia em adultos. Por isso, vamos discutir um pouco sobre por que a miopia aumenta em adultos, a relação disso com uso de telas, como identificar o incremento e como prevenir.

Por que a miopia aumenta em adultos?

A miopia é o distúrbio do alongamento do eixo anteroposterior, o que impede a visão nítida de objetos situados distante do observador. Em outras palavras, o olho míope é como se fosse mais oval e mais comprido que o olho normal, o que causa a formação da imagem antes da retina, gerando uma distorção da imagem. Embora haja forte fator genético, especialistas afirmam que o esforço excessivo para focar objetos de perto podem aumentar a incidência de miopia e até mesmo o incremento (com surgimento de astigmatismo e hipermetropia). Por isso não é raro em adultos que utilizam muito eletrônicos, ou mesmo os que leem e escrevem mais que a média, o aumento do grau de miopia.

O mal do século

Com a generalização do uso das tecnologias e, particularmente, as telas cada vez mais presentes no nosso dia a dia, surge o problema associado a ela. Esta condição já é catalogada como doença e é conhecida como Síndrome Visual do Computador (SVC). Apesar de manifestar em qualquer idade, é mais comum nos adultos. 

Além do fato de que o uso de telas eletrônicas por longas horas faz com que pisquemos menos, causando sensação de olho seco e irritação (sintomas da SVC) existe uma inimiga potencial ainda mais perigosa que é a luz azul artificial. Diferente da luz azul emitida pela luz natural do sol, a luz artificial emitida por LED’s comuns em aparelhos eletrônicos pode causar prejuízos à saúde humana, inclusive com o aumento de miopia em adultos.

Os efeitos da exposição à luz azul são cumulativos e no longo prazo, pode haver surgimento precoce de catarata e, no limite, perda da visão.

O que a ciência já decifrou quanto a prevenção, contudo, é animador por se tratar de um exercício além de fácil de se fazer, é natural e prazeroso. E é nada mais que atividades ao ar livre. Tanto em crianças como em adultos, atividades ao ar livre ajudam a prevenir o surgimento de miopia ou aumento do grau. 

Para combater os sintomas da SVC, a melhor dica é usar a regra do 20-20: Para cada 20 minutos de exposição à luz azul, dar 20 segundos de pausa olhando para um objeto a 6 metros de distância e piscar várias vezes.

Como perceber o aumento da miopia

Basicamente, a dificuldade de focar objetos de longe indica miopia. Se você já é míope, perceba se suas lentes já não estão sendo suficientes para focar objetos de longe, que antes enxergava bem. Outros sintomas como lacrimejamento, dor de cabeça e olho seco podem indicar aumento da miopia ou mesmo incremento, com surgimento de astigmatismo e hipermetropia. 

O ideal é fazer o acompanhamento anual com médico oftalmologista, para monitorar o desenvolvimento da miopia e prevenir o surgimento de outras condições. Há também a opção de cirurgias para corrigir a miopia, dentre elas o implante de lentes, cujo avanço tecnológico hoje já permite resultados excelentes e sem manutenção, como é o caso das lentes Lentes Intraoculares EVO Visian ICL.