Estudos recentes têm comprovado que exercícios físicos são benéficos também para a saúde dos olhos, inclusive na possibilidade de prevenir miopia e sua progressão e ainda doenças como o glaucoma. 

A primeira e talvez principal razão do porquê exercícios físicos contribuam com uma visão saudável é a prevenção da diabetes por meio do controle do nível glicêmico (nível de açúcar no sangue). Esta doença, que é a grande vilã da visão, é a maior causa de cegueira no mundo.

E qual a receita para o controle desta doença para que se possa evitar a cegueira? Se você pensou em alimentação equilibrada e prática de atividade física, acertou em cheio. 

A degeneração macular, que é uma outra grande causadora de cegueira em potencial, especialmente em pessoas idosas,  pode ser evitada com a simples adoção de um estilo de vida saudável, incluindo atividade física regular. 

Tipos de atividades físicas benéficas para saúde ocular

Especialistas apontam que pedalada, caminhadas, danças, hidroginástica, entre outros exercícios leves, se adotados com regularidade, podem levar a ter grandes benefícios para a saúde, inclusive a visual. A musculação também é válida para manter a saúde ocular em dia. 

Mas não exagere: práticas muito intensas de esportes como futebol, basquete, vôlei e outros, principalmente quando se é amador, podem levar a lesões graves, como descolamento de retina . 

É possível prevenir miopia com exercícios físicos?

A miopia ou sua progressão é um dos únicos erros refrativos que podem ser prevenidos. Não se sabe exatamente a razão disso. Especialistas acreditam que pode se tratar do fato do cristalino do olho, responsável pelo foco, se acostumar a focar corretamente.

Dentro disso, as atividades ao ar livre são grandes aliadas na prevenção de miopia ou de sua progressão. Estudos recentes conduzidos na China demonstraram que crianças que praticavam ao menos 40 minutos de atividades ao ar livre tiveram 23% menos chance de desenvolver miopia. 

Isto pode ser explicado, pelo fato de que, ao ar-livre, temos tendência a focar em maiores distâncias por mais tempo e a movimentar mais os olhos. Também cumpre um papel importante a luz natural, que tem participação relevante no desenvolvimento do globo ocular. 

Telas são vilãs da saúde dos olhos?

Alguns especialistas já chegaram a relacionar o uso excessivo de telas e eletrônicos a ter como consequência maior esforço para focar de perto o que, em tese, pode levar ao aparecimento de miopia. Associada a isso há também indícios de que a luz azul artificial possa contribuir no mesmo sentido. 

Pelo sim e pelo não, existem também exercícios apenas com os olhos que podem ajudar a prevenir miopia. São dicas simples que não precisamos movimentar nada mais que os olhos. Confira:

– Regra do 20-20: Para cada 20 minutos de exposição à luz azul, dar 20 segundos de pausa olhando para um objeto a 6 metros de distância e piscar várias vezes.
– Mudança de foco: Usando um objeto de referência a uma média distância, “force” o olho a focar e desfocar o objeto.
– Movimentação em diversos sentidos: Faça um 8 com o movimento do olho, depois movimente na diagonal, para cima e para baixo e de um lado para o outro, fazendo algumas repetições de cada.

O cuidado com a saúde do olhos não deve ser negligenciado. Além de adotar os exercícios físicos como parte da sua rotina de prevenção, visite um oftalmologista regularmente. 

 

É possível evitar a progressão do Ceratocone?